JCO Bioprodutos

Biotecnologia em Ação: Resultados de Laboratório e Campo Revolucionam a Agricultura Sustentável

O cenário da produção agrícola tem passado por transformações significativas com o avanço das biotecnologias aplicadas à agricultura sustentável. Entre as tendências mais promissoras estão as pesquisas com insumos biológicos, como fungos, bactérias, microalgas e produtos como o Trichoplus JCO, Algavitte JCO, BIOMatch JCO, BTKILL JCO que oferecem alternativas eficazes e ambientalmente responsáveis para o aumento da produtividade em áreas rurais.

Para discutir essa temática, a JCO Bioprodutos empresa tradicional na produção e comercialização de produtos biológicos apresentou recentemente os resultados das pesquisas com microrganismos e bioinsumos em um workshop que reuniu os pesquisadores e conselho administrativo da empresa. A iniciativa buscou não apenas promover a interação entre os pesquisadores, mas também divulgar os dados científicos, alinhando os benefícios desses insumos com às demandas e desafios encontrados no campo em regiões agrícolas do país.

“Microrganismos como fungos e bactérias têm um papel central na melhoria da qualidade do solo, na fixação de nutrientes e no controle de pragas. Ao apresentarmos pesquisas diretamente ligadas à realidade do produtor, conseguimos construir pontes entre o campo e o laboratório”, afirmou a pesquisadora Dra. Flávia Arruda, especialista em micologia. Um dos destaques foi nossa linha de produtos à base de fungos do gênero Trichoderma, esse agente biológico tem se mostrado altamente eficaz no controle de doenças de solo, como a fusariose, além de estimular o desenvolvimento radicular das plantas. “Esse tipo de biológico permite reduzir o uso de defensivos químicos, diminuindo os custos e os impactos ambientais da produção”, complementou Arruda.

Outro tema em evidência na empresa são os estudos com microalgas. Segundo o pesquisador Dr. Inácio Pascoal esses microrganismos podem revolucionar a forma como se pensa a nutrição vegetal. “As microalgas são ricas em aminoácido e compostos bioativos que promovem o crescimento das plantas e contribuem para mitigar os efeitos dos estresses bióticos e abióticos. Em regiões semiáridas ou com solos pobres, como o Cerrado, elas são uma solução estratégica”, destacou.

A apresentação das pesquisas também enfatizou a necessidade de adequar os biológicos às condições específicas de cada região produtiva. Para Dra. Monica Martins, agrônoma, fitotecnista e consultora técnica da Empresa, “momentos como estes são fundamentais para a integração de informações, pesquisas e pesquisadores, além de trazer maior segurança para o campo”. E reitera ainda que o manejo com insumos biológicos deve ser integrado à cultura e ao clima locais. “No cerrado, por exemplo, temos desafios como solos ácidos e baixa disponibilidade de matéria orgânica. Tecnologias como as bactérias fixadoras de nitrogênio e os fungos solubilizadores de fósforo têm um impacto direto na produtividade”, explicou.

“Promover a aproximação entre os pesquisadores na Empresa é essencial para consolidar as estratégias de negócio na JCO visando evidenciar a importância da pesquisa em laboratório e aplicação em campo buscando sempre inovar e trazer segurança e ganhos de produtividade para áreas rurais” destaca Luciane Miller Diretora Técnica. E destaca ainda que “os biológicos são o futuro da agricultura sustentável, mas seu uso requer conhecimento técnico e manejo adequado. Por isso, é tão importante trazer esses dados para o campo, mostrando ao produtor os benefícios de adotar essas inovações”, concluiu Luciane Miller.

A acordo com José Cláudio de Oliveira, proprietário da JCO “Estamos muito animados com os resultados que comprovam a eficiência dos nossos produtos tanto no laboratório quanto no campo. Esse trabalho conjunto com os pesquisadores reforça o papel da biotecnologia na construção de uma agricultura mais sustentável e competitiva”.

Os resultados de pesquisa apresentados hoje demonstram o enorme potencial dos insumos biológicos no aumento da produtividade sustentável, integrando ciência e inovação no campo. Iniciativas como essa, o setor agro avança na direção de uma produção mais sustentável e eficiente, contribuindo para o fortalecimento das economias regionais e a preservação ambiental.

 

Fonte: Assessoria de comunicação da JCO Bioprodutos

Contato: marketingjco@jcobioprodutos.com.br

Translate »