XVI Encontro Brasileiro de Bubalinocultores acontecerá em Salvador entre 30/10 e 02/11
A Associação Brasileira de Criadores de Búfalo – ABCB promove, de 30 de outubro a 02 de novembro de 2024, o XVI Encontro Brasileiro de Bubalinocultores em Salvador, no hotel Deville Prime, com uma programação de palestras, mostra de produtos lácteos e o Búfalo Tour, visitação às fazendas de búfalos e laticínios.
Vale destacar que bubalinocultura é a área da zootecnia que trata do estudo e da criação doméstica dos bubalinos, ou seja, búfalos.
De acordo com Caio Vinicius Di Helena Rossato, presidente da Associação, o Encontro Brasileiro é o mais esperado pelo criador de búfalos pois é o momento de confraternização, atualização e troca de experiências entre os criadores de todas as regiões do país e por este motivo a ABCB muda a sede do evento todos os anos, para que seja possível que os participantes conheçam as atividades diferenciadas de cada estado.
“Em Salvador temos a presença confirmada de importantes criadores brasileiros e de outros países, além de pesquisadores interessados nessa atividade pecuária, que é crescente no país, em torno de 10% ao ano”, pontua Rossato.
Fundada em 1960, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos – ABCB hoje representa 17 mil criadores em todo o Brasil, mobilizando mais de 40 mil pessoas envolvidas com essa atividade, mostrando seu importante papel social e econômico no agronegócio do país com movimentação anual na ordem de 2 bilhões de reais.
É uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal incentivar a bubalinocultura brasileira, defendendo os interesses dos criadores de búfalos e promovendo a união de seus associados nas atividades que tenham como fim o aprimoramento técnico-científico da espécie e o incremento do mercado interno e externo.
Durante o evento, haverá uma mostra dos derivados lácteos produzidos com leite de búfala, entre eles: queijos mozzarella de diversos formatos, burrata, além de queijos minas fresco, coalho, ricota, cottage, manteiga, parmesão, requeijão e o delicioso doce de leite.