Novas tecnologias, entre elas fixadores de nitrogênio concentrados, serão apresentadas no maior evento voltado para o setor de insumos
Nos últimos três anos, a comercialização de insumos biológicos registrou um crescimento médio anual de 21%, segundo dados do último levantamento realizado pela CropLife. Somente na safra 2023/24, houve um aumento de 15%, somando R$5 bilhões em vendas de inoculantes biológicos, bioestimulantes e solubilizadores de fósforo.
O tema promete ser um dos destaques na edição deste ano do Congresso da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de agosto, em São Paulo (SP). Rodolfo Alexandre Zapparoli, Head of Sales Animal & Plant Biosolution da Novonesis, líder mundial em biossoluções, observa que os biológicos vieram para elevar os índices de produtividade da agricultura brasileira a outro patamar.
Durante o evento, a companhia apresentará os benefícios do uso de microrganismos biológicos no processo de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), solubilizadores de fósforo, entre outras ferramentas. Um dos destaques desta edição são os inoculantes concentrados que visam otimizar a logística dos produtores, proporcionando menos deslocamentos na propriedade para recarregar as plantadeiras em casos de aplicação do inoculante in locu.
Zapparoli observa que o efeito do produto é tão eficiente quanto ao não concentrado. A tecnologia mantém, em um volume menor de calda, maior número de bactérias fixadoras de nitrogênio. Com base nos estudos para o desenvolvimento do inoculante concentrado da companhia, lançado no mercado como LeguMax Plus, a carga bacteriana pode alcançar a marca de 5 bilhões de unidades formadoras de colônias por ml (UFC/ml), adicionando a estabilidade de 12 meses em uma dose recomendada de 60 ml/ha para cada 50 kg de sementes. Comparativamente, em um produto tradicional a carga varia de 1 a 3 bilhões de UFC/ml.
As tecnologias de inoculação da Novonesis possuem alto poder de fixação de nitrogênio e elevam a disponibilidade de nutrientes para promover o crescimento vigoroso da raiz e da cultivar, melhorando a resposta das plantas ao estresse, entre outros benefícios para as lavouras.
Fruto da fusão da Novozymes e a Chr. Hansen, a Novonesis terá uma receita anual de aproximadamente 3,7 bilhões de euros, focando metade do seu portfólio em promover vidas mais saudáveis e melhores alimentos, e a outra metade em reduzir o uso de produtos químicos e promover práticas climáticas neutras.