A produção de Cacau no Cerrado é uma realidade, e a demanda crescente do Mercado consumidor por um produto diferenciado, que reúne não somente ganhos em produtividades, mas também qualidade na produção e sustentabilidade em todo processo produtivo poderá ser o grande diferencial do Cacau produzido no Brasil.
Pensando nisto, e na necessidade de condução de pesquisas imediatas com o Cacau, a JCO Bioprodutos está em fase final de formalização de parceria com a Schmidt Cacau e BioBrasil Mudas visando a condução de pesquisas para controle fitossanitário e sustentabilidade nas diferentes etapas de produção do Cacau. Para esta finalidade o time de pesquisadores e doutores da JCO Bioprodutos estiveram presentes no viveiro de produção de mudas de Cacau e no Jardim Clonal da BioBrasil Mudas no município de Riachão das Neves, na região Oeste da Bahia.
Durante a visita, José Cláudio de Oliveira, Diretor Presidente da JCO Bioprodutos, demonstrou a importância do momento que marca o início de uma grande parceria entre a JCO e o grupo Schmidt, para fortalecer a produção de Cacau sustentável. De acordo com o José Cláudio, “a parceria será iniciada com o diagnóstico da cacauicultura com foco nas questões de fitossanidade e estudos de fertilidade dos solos, tanto no Viveiro e no Jardim Clonal. E enfatiza que, a JCO Bioprodutos tem total interesse em acompanhar de perto o desenvolvimento da produção de Cacau no Cerrado, e trazer produtos biológicos seguros e inovação que atenda a expectativa do produtor rural e garantam a sustentabilidade no campo. Finalizando “nós da JCO acreditamos que será uma cultura de grande importância econômica, social e ambiental para o Cerrado”.
Para o representante da BioBrasil, Moises Schmidt, as mudas de Cacau produzidas no Viveiro, “reúnem uma série de vantagens competitivas no Mercado, entre estas a precocidade na produção”. De acordo com o Schmidt “as mudas são plantadas a pleno sol, apresentam diferencial de poda e possibilidade de mecanização visando ampliar a escala de produção na região oeste da Bahia, sendo, portanto, a JCO muito bem vinda como parceria na pesquisa aplicada em campo”.
Para a Dra. Flávia Arruda, Coordenadora das pesquisas e ações de campo pela JCO, “o uso de Bioinsumos, aliados ao manejo já utilizado, na cultura do Cacau trará resultados positivos, pois contribuirá para a sustentabilidade da produção de cacau, reduzindo a dependência de produtos químicos e promovendo práticas agrícolas mais saudáveis ao meio ambiente. Além disso, a utilização de Bioinsumos pode resultar em uma economia ao produtor e um aumento da produtividade, ao mesmo tempo que oferece produtos derivados do Cacau mais saudáveis aos consumidores”.
Para Luciane de Oliveira, Diretora Técnica da JCO Bioprodutos, e Engenheira Agrônoma, o apoio a JCO Bioprodutos vai muito além da utilização de insumos biológicos no Viveiro e no Jardim Clonal, mas também demonstrará que os biológicos testados apresentam certificação, controle de qualidade e rastreabilidade nos processos, colaborando com a condução de uma agricultura regenerativa e mais sustentável. “Esperamos que a condução desta parceria, associada a sistematização de diferentes pesquisas possa alavancar a produção sustentável do Cacau em diferentes sistemas de manejos, fortalecendo assim a produção com baixa emissão de carbono”, finaliza Luciane Oliveira.
Fonte: JCO Bioprodutos
Contato: marketingjco@jcobioprodutos.com.br